Recomendar o Blog

► MUTIRÃO DE LIMPEZA NA LAGOA DOS QUADROS MARCA O DIA DA ÁGUA EM MAQUINÉ 18/10/10





A Emater/RS-Ascar, Associação dos Pescadores Artesanais Profissionais da Prainha (APAP) e Secretaria Municipal de Agricultura, Turismo e Meio Ambiente de Maquine promoveram, na última sexta-feira (15), o mutirão de limpeza da Lagoa dos Quadros e do Rio Maquiné, junto à comunidade da Prainha.

A solicitação de retirada do lixo é uma demanda antiga dos pescadores da Prainha e a decisão de realizá-la é também uma forma de celebração do Dia Interamericano da Água. O mutirão de limpeza foi planejado em reuniões preparatórias, onde a Patrulha Ambiental Litoral Norte/RS (Patram) alertou sobre a necessidade de uso de coletes salva-vidas nos barcos de pesca durante a atividade.

O mutirão contou com a participação de onze barcos dos pescadores Janice Varela da Silva (presidente da APAP), Danúbio Magnos, João Rech da Silveira, Rosa da Silvia. Silvio Gerônimo Cândido, Rosa Rech da Silveira, Roseno da Silva Silveira, Evandro da Silva, Alfeu Pacheco dos Reis, Jorge Antonio Monteiro, Jandir Rosa, Moisés Francisco da Silva, entre outros. Da Secretaria da Agricultura, Turismo e Meio Ambiente participaram Alan Rodrigues, Tamires Pelisser, Jose Alberto Schmidt e Luciano de Almeida Alves. Da Emater/RS–Ascar estiveram presentes Suzana Lunardi, Isabel Vanessa Robaert de Souza e José Nilton Munari. Da Sema foram registradas as participações de Andrea Rech e Marcelo e da Patram, Rogério Correa Graboski. Ao final do dia o grupo somou a coleta de 5 toneladas de lixo.

Esta atividade teve como objetivos a sensibilização sobre o destino adequado do lixo e da importância da utilização da água para o consumo humano e como fornecedora de alimentos para os pescadores, como meio de transporte e de ecossistema de vida para várias espécies de animais e plantas. Esta atividade também integrou a Semana Municipal da Alimentação.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar – Regional Porto Alegre

Jornalista Carine Massierer 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...